Sínodo: Nós Precisamos Escutar de Você!

No mês passado, eu convoquei oficialmente o Quarto Sínodo Diocesano que ocorrerá entre os dias 19 de setembro de 2014 e 19 de setembro de 2015. Este é um período muito emocionante para todos nós da diocese. Nós nos reunimos para discutir o futuro da Igreja no Condado de Fairfield, e para nos planejarmos adequadamente. Muitos de nós temos diversas opiniões, observações e boas práticas que gostaríamos de compartilhar com outras pessoas para que a diocese possa ser beneficiada por meio de nossas recomendações.

A hora é agora!
Nos próximos meses (março-junho) o Escritório do Sínodo Diocesano irá colher seu insumo: opiniões, comentários, observações e boas práticas. Há alguns meios para que possamos faze-lo, conforme abaixo

A.    Online
Há poucos dias atrás, nós inauguramos um site voltado especialmente para o sínodo: www.2014synod.org, onde você poderá encontrar as informações mais recentes sobre o Sínodo Diocesano, incluindo o calendário de eventos e as conexões de mídia. O site deverá crescer e ser atualizado regularmente, portanto, recomendamos que você o confira com frequência. Neste site, você também encontrará o formulário no qual poderá enviar seus comentários. O formulário é chamado de “Formulário G de Insumos para o Sínodo” e você poderá encontra-lo no seguinte endereço: www.2014synod.org/FormG. A primeira página do formulário solicita seu nome e paróquia, escola ou instituição  sobre a qual você estará escrevendo. Estes campos são mandatórios, uma vez que não podemos aceitar envios anônimos. Mais adiante, o formulário possui duas seções com três questões cada. A primeira seção refere-se à sua paróquia, escola ou outra instituição diocesana e sobre a qual você gostaria de comentar. Aqui estão as questões:

  1. Quais são os pontos fortes de sua paróquia/escola/instituição?
  2. Quais são as áreas de atuação e ministérios de sua paróquia / escola / instituição que você gostaria de ver ampliados no futuro?
  3. O que sua paróquia/escola/instituição pode fazer para melhorar sua atuação e seus ministérios?

A segunda seção do formulário refere-se à Diocese de Bridgeport como um todo. As três questões são similares as questões da seção anterior:

  1. Quais são os pontos fortes da nossa diocese?
  2. Quais são as áreas de atuação e ministérios da nossa diocese que você gostaria de ver ampliados no futuro?
  3. O que nossa diocese pode fazer para melhorar sua atuação e seus ministérios?

Como algumas pessoas podem precisar de mais tempo para preencher o formulário, a versão online possui a opção de salvar seu progresso por até 7 dias. O formulário estará disponível até o dia 15 de junho de 2014. Entretanto, o Escritório do Sínodo Diocesano, agradece imensamente que você preencha este formulário o quanto antes. No próximo mês, o formulário estará disponível em outras línguas: Espanhol, Português (Brasileiro), Polonês, Créole e Vietnamita.

B.    Versão Impressa (Papel)
Reconhecendo o fato de que nem todos poderão acessar o formulário online, nós nos preparamos para receber seus insumos por correio regular. Por favor, responda às questões acima (preferencialmente digitadas), e envie suas respostas para:

Diocesan Synod Office – Input Form G
The Catholic Center
238 Jewett Avenue
Bridgeport, CT 06606

Por favor, certifique-se de incluir seu nome, endereço, paróquia (escola ou instituição) e cidade. Lamentavelmente, os envios anônimos não serão aceitos.

C.    Sessões de Audição
Além do formulário descrito acima, você está convidado a participar das Sessões de Audição com o Bispo Caggiano. Haverá uma sessão por cada Vicariato da Diocese, bem como sessões de Juventude e da comunidade hispânica. Apresentamos abaixo, agenda dessas sessões:

Segunda-feira – 5 de maio às 19h30m / Vicariato I  – Segundo Grau da Escola Trindade de Stamford        
Sexta-feira – 16 de maio às 19h30m / Vicariato II  – St. Aloysius, Nova Canaã (ginásio da escola)
Sábado – 17 de maio às 13h30m / Sessão de Audição da Juventude – Segundo Grau da Escola Notre Dame,  Fairfield
Segunda-feira – 2 de junho às 19h30m / Vicariato III  – St. Thomas, Fairfield
Domingo – 8 de junho às 17:00h / Comunidade Hispânica – O Centro Católico (Hall Rainha dos Santos)
Terça-feira – 17 de junho às 19h30m / Vicariato IV  – St. Catherine, Trumbull (Centro da Família)
Sábado – 21 de junho às 13:00h / Vicariato V  – Segundo Grau da Escola Imaculada, Danbury

Estas sessões serão abertas ao público e o tempo médio de duração, será de duas horas cada. Como esperamos um bom número de participantes, desenvolvemos um método de participação que permitirá à maioria dos participantes, contribuir com a discussão. Ou seja; as questões serão apenas em relação à diocese de Bridgeport, e serão realizadas através do “preenchimento do espaço em branco” para possibilitar que o maior número possível de pessoas, apresente seus resumos publicamente em poucas palavras. Todos aqueles que falarem, deverão apresentar as suas observações completas online via formulário de entrada (LS www.2014synod.org/FormLS). Abaixo, apresentamos as questões que estarão nas sessões de audição:

  1. Os pontos fortes dos ministérios diocesanos são…
  2. Eu gostaria de ver a nova atuação diocesana em…
  3. A diocese deve melhorar o ministério através de…

Certamente, algumas pessoas podem querer completar seus insumos para a discussão. Assim, eles são bem-vindos para utilizar o formulário em aberto, acima descrito.

D.    Consultas Locais e Processo
Além do formulário online e das Sessões de Audição, o Escritório do Sínodo Diocesano enviará formulários de consulta aos padres, diretores e demais líderes na diocese, pedindo que eles conduzam consultas locais com seus respectivos líderes, a fim de apresentar resultados para revisão. O Escritório do Sínodo os contatará diretamente.

Próximos Passos…
Após coletar todos os insumos dos Fiéis da Diocese, o Escritório do Sínodo irá agrupar os tópicos, sugestões e observações, tematicamente. Estes, serão apresentados ao Bispo que escolherá através deles, os temas para as Sessões Gerais do Sínodo. Ele também os anunciará durantes as Vésperas Solenes na Catedral, no dia 29 de junho de 2014, às 19:00h. Depois, a Comissão de Estudos do Sínodo, especialmente designada pelo Bispo, irá analisar os dados coletados e apresentar os resultados para os Delegados Sinodais, em preparação para as sessões gerais. Além disso, um relatório especial, descrevendo o processo de resultado dos insumos, será publicado no site sinodal (www.2014synod.org).

O Sínodo Diocesano é um evento importante na vida da Igreja local. Seu sucesso depende da ampla participação do maior número de pessoas possível, neste processo. Espero poder contar com a sua contribuição neste processo, e que esta, seja renovadora e satisfatória.